Recuperando arquivo LibreOffice corrompido

Qualquer documento, tanto do M$ Office quanto do BrOffice poderá sofrer avarias devido a queda repentina de energia elétrica, porém os aplicativos do BrOffice são amparados por um sistema de auto-recuperação mais potente do que o do M$ Office. Em raros casos acontece este tipo de problema, mas você pode ter tido seu arquivo corrompido apesar de todas as proteções existentes.

Vamos aos passos para recuperação, mas mesmo recuperado poderá haver perda de formatação. Para os arquivos no formato “odt” faça da seguinte forma:

1 – Utilize um programa de compactação (WinZip, Winrar, Izarc, etc.) para extrair o arquivo  odt. O formato odt é parecido com um arquivo zip e contém vários arquivos dentro dele que definem a configuração do arquivo e o texto contido nele.

2 – Dentro do local aonde extraiu o conteudo do arquivo original você vai encontrar um arquivo com o nome “content.xml”. Nele esta contido todo o seu texto com tags XML. Basta remover estes tags para acessar o seu texto original.

 Exemplo: (Negito = tag)
*<text:p text:style-name=”Standard”>*Teste*</text:p>*
Removendo os tags fica:
Teste

Notas:

1- Por segurança é extremamente recomendado a criação de backup automático, no seu caso este recurso te pouparia transtornos. Para acionar o backup automático vá em Ferramentas > Opções > Carregar/Salvar > Geral > Marque o campo “Sempre criar cópia de Backup”.

2- Caso queira determinar o tempo de salvamento do BackUp, basta configurar o campo “Salvar informações de autorecuperação a cada”.

3- Para alterar o diretório do backup, ao invés de Carregar/Salvar escolha “BrOffice.org” na janela principal > Caminhos > Selecione a opção “Backups” na lista > Clique no botão Editar > Aponte o caminho desejado > Ok e Ok.

 

Agnel Póvoa
agnelpovoa at gmail.com
Palmas – Tocantins-BR

Extraído daqui:
http://listas.ufg.br/pipermail/softwarelivre/2009-January/000148.html

5 comentários sobre “Recuperando arquivo LibreOffice corrompido

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.